O que é o Cancro da Mama?

O Cancro da Mama é um tumor maligno que se desenvolve nas células do tecido mamário. Um tumor maligno consiste num grupo de células alteradas que pode invadir os tecidos vizinhos e metastizar-se para outros órgãos do corpo.

O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres, e pode atingir também os homens.

O organismo humano é constituído por triliões de células que se reproduzem pelo processo de divisão celular. Em condições normais, este é um processo ordenado e controlado, responsável pela formação, crescimento e regeneração de tecidos saudáveis do corpo.
Algumas vezes, no entanto, as células perdem a capacidade de limitar e comandar o seu próprio crescimento passando, então, a dividir-se e multiplicar-se muito rapidamente e de maneira aleatória.

Como consequência dessa disfunção celular, isto é, desse processo de multiplicação e crescimento desordenado das células, ocorre um desequilíbrio na formação dos tecidos do corpo, no referido local, formando o que se conhece como tumor.

O cancro da mama, muitas vezes, apresenta-se como uma massa dura e irregular que, quando palpada, se diferencia do resto da mama, pela sua consistência.

2 comentários:

teresa disse...

ola eu estou a amamentar o meu segundo filho e ha coisa de tres dias para ca eu tenho tido algumas dores quando estou a dar peito e no banho quando a agua bate na parte superior o meu peito arde me! o que será? sera algu sintoma de cancro?

patricia disse...

ola eu deixei de amamentar a minha filhota cerca de 2 meses apareceu-me uma especie de brobulha ao pe do mamilo no principio doia mas ja n doi e tem um altinho estou com serias duvidas nunca me tinha acontecido.